(11)

(11)

Manipulação de Medicamento

Gostou? compartilhe!

A manipulação de medicamento é uma atividade que consiste na ação de manufaturar, de forma individualizada, um medicamento conforme literatura oficial ou prescrição médica. Esse tipo de atividade é realizado em locais autorizados, por exemplo, em farmácias. Esse tipo de estabelecimento conta com uma estrutura altamente especializada para realizar a manipulação dos medicamentos. A manipulação de medicamento não é uma atribuição simples e exige uma série de operações farmacotécnicas diferentes.

Apesar de a manipulação dos medicamentos possuir uma série de operações, existem três delas que são consideradas de suma importância para conseguir alcançar resultados mais eficientes. São elas:

  • Pesagem;
  • Tomada de volume;
  • Mistura.

Outras operações, até comuns, são consideradas secundárias ou derivadas dos processos de mistura. Podemos utilizar como exemplo a trituração. Essa operação tem como principal objetivo subdividir as partículas sólidas. Temos também a tamisação que, por sua vez, consiste em separar partículas em tamanhos bem definidos.

A melhora na qualidade dos produtos manipulados vem sendo o objetivo das farmácias e não apenas por ser um diferencial, mas também para conseguirem reconquistar a credibilidade frente aos produtos industrializados. Por conta disso, a cada dia que passa, a manipulação de medicamento está mais especializada e fornecendo produtos de melhor qualidade.

Farmácia Guarucentro – manipulação de medicamento

A Farmácia Guarucentro possui três estabelecimentos que realizam a manipulação de medicamento. A Farmácia Guarucentro foi fundada em 13 de setembro de 1986 e possui como objetivo oferecer serviços atendendo a conceitos como: confiança, comodidade e nunca se esquecendo da modernidade. Para tirar dúvidas realize uma consulta na Farmácia Guarucentro.